top of page
Simple Ornament Etsy Shop Icon.png

O Projeto Heley é uma colaboração do time Enactus UFRGS com a “SOS – Casas de Acolhida”, uma organização de proteção e acolhimento a crianças e adolescentes que foram vítimas de violência. Ao ver a oportunidade de desenvolver uma ação empreendedora, o time, em contato com a comunidade, organizou um projeto que visa a autonomia financeira da instituição com ações que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, foram propostas quatro frentes: uma campanha de marketing para aumentar a visibilidade das casas no Instagram, a promoção de uma cultura de organização e transparência na organização, a implementação de uma ferramenta de apadrinhamento virtual, e um projeto de corte de gastos com energia elétrica e de instalação de fontes de energia limpa. Desde abril de 2019, a campanha de marketing está sendo posta em prática e uma seção de transparência de gastos já foi incluída no site da SOS. Como resultado, o número de seguidores na rede social aumentou 448% e o engajamento teve uma melhora. Em seguida, será dado início à implementação do apadrinhamento virtual e à prospecção de empresas e parcerias para ser instalada a nova fonte de energia nas casas.

Projeto Heley: Quem somos nós
Projeto Heley: Galeria

Nosso propósito

Criar projetos que melhorem a vida de crianças vulneráveis, e além disso, que impulsionem as pessoas a melhorarem a vida delas.

Projeto Heley: Citação
3 (1).png

ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

O alinhamento do presente projeto ao ODS 3 se dá auxiliando as casas a oferecerem melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes acolhidos de diversas formas. A instituição por acolher muitos recém-nascidos filhos de dependentes químicos, nascem com necessidades de remédios e muitas vezes alimentação específica, que acabam por ser muito caros e ameaçar a estabilidade financeira da ONG. Sendo assim, buscamos atingir a meta número oito da ODS 3, que busca “atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos”.

Projeto Heley: Bem-vindo

ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

O projeto também se alinha ao ODS 7 por auxiliar as casas buscando a melhor eficiência energética. Devido ao grande número de acolhidos, espera-se um alto gasto com energia elétrica. Mapeando práticas que aumentam esse gasto de forma desnecessária e buscando novas formas de se economizar por meio da utilização da energia solar, este projeto se alinha com as seguintes metas do ODS 7:

  • “Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia”

  • “Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global”

  • "Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética"

7-Energia-Limpa-e-Acessível.-Vetorizada.
Projeto Heley: Bem-vindo
16.png

ODS 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Auxiliando a SOS - Casas de Acolhida em diversos processos, como a implantação da cultura de transparência por meio do novo portal da transparência e o apadrinhamento virtual que traz uma forma inovadora de captação de recurso financeiros, o nosso projeto se alinha ao ODS 16. Sendo assim, contribuímos para o alcance da meta seis deste ODS: “desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis”.

Projeto Heley: Bem-vindo

ODS 17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

A ODS 17 objetiva fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, o presente projeto também tem esse objetivo, uma vez que, em primeiro plano, o apadrinhamento virtual, que busca captar recursos de forma inovadora por meio de um padrinho da sociedade civil ou de uma parceria privada. Em segundo plano, para a utilização da energia solar na casa promovemos parcerias entre a ONG e empresas com interesse em financiar a implantação do apadrinhamento virtual. Neste contexto, buscamos atingir a meta número oito da ODS 17, que busca “incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias”.

17.png
Projeto Heley: Bem-vindo
bottom of page